“Seja forte, você aguenta!”
É verdade eu sou forte
Eu tomo porrada da vida
Escuto xingamentos
Suporto tudo
Acordo e durmo em oração
Sublimando a cada momento
Eu sou forte
E tenho que dizer a verdade
Eu não aguento!
Eu não faço escândalo
Sou oprimida
Me sinto reprimida
Eu preciso desabafar
Não posso viver de hipocrisia
Sofrendo preconceito
E sorrindo a todo momento
Basta de indiferença
Eu sou forte sim
Mas não sou um rochedo
Você que seja forte
E tenha empatia
Se você vivesse tomando paulada da vida
Ouvindo xingamentos
Você seria forte?
Você aguentaria?
Basta de hipocrisia!

 
As vezes, quando vejo uma pessoa dando conselhos à uma vítima de agressão, física ou verbal, fico pasma. Como alguém pode dar conselhos, como “Seja forte, você aguenta!” sobre algo que ela nunca vivenciou? Achando que a pessoa suporta todo tipo de pressão, como se qualquer mudança fosse aparecer com um passe de mágica e a salvar da desgraça. Enquanto a pessoa agredida está viva ela é muito forte. Fraqueza é quando essa pessoa desisti de viver, comete suicídio, morre! Ou os casos das pessoas que são executadas. Fraqueza é a desistência. É quem dá as costas para o sofrimento do outro.

Sempre que cruzar o caminho de alguém que está sofrendo, abrace fisicamente. Nem sempre é possível abraçar a causa. Existem limites de atuação, não somos responsáveis por todos os problemas do mundo. Podemos orar por essas pessoas que estão sofrendo, essa é única ação silenciosa válida. Mas, se for possível, abrace a causa. Tente ajudar. Ninguém pode passar a vida ouvindo “Seja forte, você aguenta” sem ter uma real oportunidade. Pra quem não sabe, isso é hipocrisia. Ver alguém sofrendo, não ajudar e ainda acreditar que a pessoa possa melhorar sem que ela sai do ciclo vicioso do tormento.

Um bom dia!

Beijos de luz,
Michelle Cruz
Se a luz não iluminar seu caminho que, pelo menos, fulmine as ideias ruins.