Prógono é Avant-Guarde, com raiz cultural brasileira e espanhola, são belíssimos acessórios em couro. É moda que agrega valor, é uma marca que inspira pela sua história e pelo design.

Uma fase de crise ou guerra nunca será considerado algo positivo, porém, é possível afirmar que existe felicidade após supera-los. É preciso ter espírito aventureiro,
coragem de enfrentar as adversidades rotineiras e ser criativo.

Diante de um cenário cruel e sangrento, consequentemente, que desfavoreceu a economia da Espanha, causada por uma Guerra Civil – entre 1936 a 1939, muitos espanhóis buscaram em outros países uma forma de recomeçar suas vidas.

E em 1953, um aventureiro espanhol, chamado Pedro Nicolás Sábio Estevez, decidiu morar no Brasil. Em busca de novas oportunidades, trouxe consigo muita coragem para trabalhar e seu talento em confeccionar cestos e sacolas de palha. Dedicou sua vida a cuidar da família e a produção dos acessórios de palha.

moda-cultura-design-1

Senhor Pedro e sua esposa

E como se a vida recordasse o passado, modernizando a história e invertendo algumas posições. O neto do espanhol Pedro, o Diego Hebling, nascido no Brasil, admirador da coragem do bisavô, hoje mora em Barcelona. Diego se formou em arquitetura, é um apaixonado por cultura, especialmente, a brasileira e a espanhola. E como herança, Diego sempre foi dominado pelo espírito aventureiro, de querer conhecer o novo e projetar em seus trabalhos sua criatividade e conhecimento.

Entre idas e vindas, entre o Brasil e a Espanha, Diego decidiu morar na Espanha. E essa decisão se firmou quando decidiu se unir a Anna Sab. Uma espanhola formada em Engenharia e Moda, que estava residindo no Brasil.

Nessa união de afinidades, gostos e paixões, Diego e Anna fixaram domicílio em Barcelona. Ambos tinham sonhos de terem seus próprios negócios. Entre conversas, ideias e criações de diversos tipos de acessórios, começaram a confeccionar bolsas em couro. E a parceria foi perfeita!

moda-cultura-design-2

Donos e Designers da marca Prógono

Tão perfeita, que em 2013, eles lançaram a marca Prógono – acessórios para viagem. Os produtos são inspirados no cenário brasileiro e nas vivências e experiências artísticas do casal. A inspiração para as peças se baseiam principalmente na arquitetura de Oswaldo Arthur Bratke, Lina Bo Bardi, Tadao Ando e John Lautner, brutalismo e “2001: Uma Odisséia no Espaço”.
E a marca vem ganhando admiradores e reconhecimento no mercado e já receberam grandes prêmios por seus trabalhos.

Prógono é Pioneiro, é desbravador. É uma marca com raiz, com herança cultural. É o registro de quem vem ao mundo para escrever grandes e marcantes histórias, valorizando a moda.

Curta-metragem

Em 2015, a marca Prógono junto ao Coletivo Kino-Olho, gravaram o primeiro curta metragem da marca. O filme foi dirigido por João Paulo Maria Miranda, cineasta que recebeu menção honrosa no Festival de Cannes de 2016.

Prógono DISCOVERY TIME – Trailer l from Prógono on Vimeo.

Prógono DISCOVERY TIME – trailer ll from Prógono on Vimeo.

Texto publicado no site Obvious, na página Inconvencinal – http://obviousmag.org/inconvencional/2016/12/progono-design-cultura-e-moda.html