Fico me questionando: Como UM curso pode ensinar alguém a ser líder? Liderança é servir. Liderança é exemplo! Liderança é saber ensinar. Só ensina quem aprendeu. Só aprende quem vivencia ou experimenta. Alguém que é um exemplo em alguma área da nossa sociedade ele deve ter esse destaque por ter feito algo repetitivas vezes. E se tornou referência no assunto.

Um curso ou texto sobre liderança apenas nos dá uma noção do que é a rotina de um líder. Um líder que apenas fala do que ele ouviu falar que é certo, ele não é um líder. Ele é um idealista. Ele faz ideia do que seja certo. Mas, não tem certeza do que é certo. Saber o que deu certo na vida de outro líder não é certeza que dará certo na própria liderança.

Muitas pessoas estão idealizando serem lideres, sem experimentar a rotina de preparo para assumir uma liderança.

E esquecendo que se tivermos apenas líderes não teremos liderados. Não teremos pessoas ajudando na construção de uma ideia ou projeto.

Em um barco só pode-se ter um capitão. Onde muitos mandam não sobra ninguém para seguir ordens. E esse é o motivo de que a figura de um líder forte, exemplar é importante. E é por isso que tem muitos barcos afundando no assunto liderança.

Nos momentos de crise é que os lideres assumem a linha de frente, arregaçam a manga e vão à luta, mostram como sair do problema. Eles pouco falam. Eles muito fazem. Para que os seus liderados o sigam.

Líder forte, liderados fortes!

Basta os idealistas! E que os idealizadores dominem nossa sociedade! Precisamos de realizadores e não de filosofias sem vivência.