O futuro do nosso país está nas nossas mãos. Alguns entendem esse “nossas mãos” é que as soluções estão nas mãos dos adultos, os que são responsáveis de criar algo novo para que seus filhos possam ter um futuro mais justo e possam viver em  igualdade. E diante disso, você assiste um vídeo com garoto de 10 anos, chamado Gustavo Gomes Silva, falando sobre racismo  e como a literatura colabora esclarecendo a todos. Isso é motivo pra acreditar que o futuro realmente já começou, não é?

Acessando o link, assista o vídeo da Rede TVT. É espetacular!

Ouvindo o garoto falar é claro que já temos boas sementes nascendo com potencial de mudar a pessimista realidade em um mundo sem valores e simbologias distorcidas.

A superação do racismo e de outros tipos de preconceitos vem através do esclarecimento, do conhecimento e do diálogo. É preciso ter empatia e exemplos positivos para que haja mudanças.

E outro ponto é a SINCERIDADE! Nós adultos não podemos perder nossa essência. Crescemos e com o tempo criamos medos, traumas, máscaras sociais que nos inibem de mudar e sermos diferentes. Sermos realmente positivos.

Que seja reavivada a criança que existe em nós através das palavras de uma criança, como na reportagem. E valorizarmos que o futuro já começou!

Que seja dada voz a outros garotos e garotas como Gabriel. Estamos precisando de motivação, renovação, reconstrução. E com certeza, existem muitas pessoas como ele, cheias de ideias, com discursos coerentes e animação pra trilhar no Brasil que queremos e precisamos.

E que sejamos tomados pela empatia e a literatura, fazendo nos sonhar com novas possibilidades.

 

 

Imagem principal: Rede TVT