Esse é o último texto, desse ano, para o Projeto Escrita Criativa, é claro! Pretendo cumprir o objetivo de escrever um texto todos os meses. Esse mês o tema é “Minhas tradições de Ano Novo”. Para quem gosta de escrever e ainda não conhece o trabalho, e quer participar, visite a página no facebook Projeto Escrita Criativa. Boa leitura!

Minhas tradições de Ano Novo é um assunto questionável, com o passar dos anos deixe de seguir algumas tradições. Na realidade, nem sei se posso dizer que tenho “Tradições de Ano Novo” ou rituais que pratico todos os anos. Onde já se viu falar em tradição e não cumpri-las? Estranho, né?! rs…

Por muitos anos eu passei a virada do ano vestida de branco, comendo lentilha, e nem em sonho eu comeria aves ou bichos que ciscam, porque sempre me disseram que dava azar.

Pensando no hoje, o que posso chamar de tradição de Ano Novo é que eu sempre procuro passar onde eu me sinta bem e com as pessoas que eu amo. Claro que, quando posso ter todas essas coisas! As minhas funções profissionais nem sempre colaboraram para eu ter uma vida programada. Já passei a virada do ano trabalhando e até sozinha, por estar longe de casa. E nem por isso foi ruim. Afinal, com o tempo, eu aprendi a me aceitar como uma boa companhia. Ajuda bastante a fazer de qualquer lugar o melhor para se estar em qualquer momento.

Nos últimos anos  criei o costume de separar frases motivacionais ou frases para reflexão. Escrevo em papéis pequenos, dobro um a um, e coloco em um pote. Antes da meia-noite peço pra que cada um pegue um papel e leia a sua mensagem. E reflita sobre o que quer fazer no seu novo ano.

Há uns sete anos atrás, a mãe de uma amiga teve o capricho de escrever as frases e colocar em um potinho. E foi muito legal! Mas, não me atentei para continuar. E dois anos atrás, passei o ano novo na casa de uma turma nova de amigos, e eles fizeram essa mesma “brincadeira”. E depois disso resolvi aderir. Fazer disso uma tradição.

Entre passar a virada do ano se preocupando apenas com roupa nova ou com cores que representem algo que eu queira para próximo ano, decidi que palavras de reflexão e motivação seriam sempre a minha melhor opção. Acho que é a única tradição que realmente vou cumprir todos os anos, escrever frases e coloca-las no potinho. As outras tradições, hoje, me parecem estranhas.

Estou achando difícil falar de tradição com tantas mudanças e descobertas que já vivi ao longo dos anos. A verdade é que cada um tem que fazer o que considera melhor e que o faça feliz!

E que desejar amor e paz continue sendo uma tradição, não importando a quem.

Desejo à todos uma virada de ano cheia de muito amor e paz, que o ano de 2016 seja repleto de realizações, amém!